5 razões para visitar uma feira de negócios

Em uma feira de negócios, é comum querer adquirir novos produtos e serviços, mas, apesar disso, as compras não são o único nem o maior atrativo de uma feira profissional. Além de encher o carrinho, esses tipos de eventos são ideais para analisar o mercado, prospectar clientes e ampliar a sua rede de contatos. Outra grande vantagem é poder conferir com exclusividade os principais lançamentos do setor. Se ficou curioso, leia mais nessa lista que elaboramos com 5 razões para visitar uma feira de negócios. Confira:

1-Se informar sobre o setor

Se você é um empreendedor ou empresário e quer se atualizar sobre o seu mercado, as feiras profissionais são excelentes opções. Com intervalos de um ano a seis meses, esses eventos têm o objetivo de gerar negócios e apresentar as principais novidades do setor. Isso porque, a cada edição, as feiras procuram agregar novas participações, sempre aprimorando a grade de conteúdo e exposições. Sem contar na imersão profissional, capaz de inspirar inúmeros insights. 

2- Adquirir conhecimento 

Visitar uma feira profissional implica em estar em um ambiente onde dúvidas e experiências se cruzam. Um grande trunfo desses eventos é justamente a valorização do conhecimento. Normalmente, as feiras promovem diversas ações para esse fim. São palestras, talks, workshops, entre outros formatos de conteúdos que proporcionam aprender mais sobre um determinado mercado e, na maioria das vezes, com grandes especialistas. 

3- Estudar a concorrência

Se a sua marca não tem um estande em uma feira, provavelmente alguns dos seus concorrentes têm. Dessa forma, participar de uma feira de setor possibilita observar o que a concorrência está ou pretende promover. Essas informações podem te dar um norte não só para analisar as estratégias do concorrente, mas também para avaliar o quanto o seu produto é competitivo no mercado. Que tal se planejar para estar lá na próxima edição?

4- Prospectar clientes

Um dos grandes motivos, senão o maior, pelos quais pessoas visitam uma feira profissional é devido o seu alto potencial de negócio. Normalmente fornecedores que vão às feiras com esse intuito já chegam preparados para prospectar. Por isso, é muito importante estar pronto para fazer qualquer tipo de abordagem, de preferência, treine e utilize técnicas estratégicas. 

5- Ampliar networking e parcerias

Assim como a prospecção, a possibilidade de ampliação de networking é um outro ponto positivo das feiras. Nesses eventos, é possível encontrar profissionais e representantes tanto de empresas novas quanto daquelas com mais tempo de carreira, permitindo novas conexões com pessoas de todo país e afora. Dessa forma, quando obter esses contatos, divida-os em grupos, observando quais são potenciais clientes, quais seriam bons parceiros, quais gostaria de ter como fornecedor, e assim por diante.

Já que você conferiu as 5 maiores razões para participar de uma feira profissional, o próximo passo é pesquisar e se credenciar naquelas com potencial retorno para o seu negócio. Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.