O que um lojista deve levar em consideração na exposição de produtos dentro de sua loja?

Se você prestar a atenção no diagrama abaixo, verá uma planta baixa de uma loja que sinaliza a vitrine, as gondolas e os “x”, que marcam os melhores pontos de visualização de produtos.

Este desenho mostra pontos positivos de negativos e você poderá ver que muitas vezes há tantos produtos na entrada de uma loja (como nas caixas vermelhas) ou em sua vitrine que podem atrapalhar a entrada do cliente.

Cuidado! Expor demais nem sempre ajuda a vender mais e, muitas vezes, pode irritar o cliente, que não tem espaço para circular ou visualizar com calma os produtos da loja.

Setorização: escolher os melhores lugares para o produto

Produtos pequenos devem ficar entre 1.30m a 1.60m de altura, na altura dos olhos, para facilitar a visibilidade e o acesso a eles. Produtos grandes podem ficar mais embaixo ou mais no alto desde que sejam fáceis de tirar das prateleiras. 

Tome cuidado com produtos que ficam no alto, pois o consumidor pode ver apenas parte dele ou somente sua base, como é o caso de pratos e baixelas.

Aproveite e coordene produtos para sugerir sugestões de combinações e usos em conjunto, assim você pode agregar mais itens na sua venda. Crie conjuntos de cores, estampas, estilos que conversem harmonicamente, separe isto nas prateleiras por áreas e crie blocos de visualização por cor.

Cintia Lie Matuzawa – Arquiteta Urbanista formada pela UEL, mestre em Comunicação e Semiótica Puc SP c/ MBA em Trade Marketing. Trabalha desde de 2001 na área de retail design e visual merchandising. Diretora geral do Invarejo.Company – Instituto. Novo Varejo Brasil. Consultora sênior Cried/ IED. Coordena curso de Retail Design & Visual Merchandising no IED – Istituto Europeo di Design, professora ESPM, FAAP; VP de Educação da Popai.Shop Brasil 17/18;  Palestras e workshops: Shopping Iguatemi, Shopping JK Iguatemi, Couromoda, Abicalçados, Francal, Abrin, Bijoias, Sebrae e Senac; Centauro, Futurebrands, C&A, Construtora Tenco, Portobello, Grupo Avenida, Nike, The Body Shop, Natura. Vencedora do prêmio Lojas Pequenos formatos – Loja Zonna do Aroma pela RDI – Retail Design Institute em 2016; Jobs Burberry, Le Lis Blanc – Restoque, Zonna do Aroma, Natura, Thelure, Ethnix, NK Store, Fila. Parceria de projetos com Alice Wonders, Oz Design, TR 10 e Total Varejo.

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