Thanksgiven Day: dicas para celebrar o Dia de Ação de Graças

Originado nos EUA, o Thanksgiven Day ou Dia de Ação de Graças é um feriado que surgiu no século 17, depois de uma farta colheita envolvendo índios nativos americanos e ingleses fugitivos da perseguição religiosa. Como forma de agradecimento pela colheita, o governador da vila de Plymouth, no estado americano de Massachussets, resolveu instituir um feriado para “dar graças” e foi dada uma grande festa para comemorar o evento. 

Em 1863, o presidente Abraham Lincoln declarou que a última quinta-feira de novembro seria o dia nacional de Ação Graças, contudo, somente em 1941, o Congresso americano aprovou como feriado nacional.

Hoje em dia, a data é comemorada nos EUA, Canadá, Caribe e também no Brasil, costumeiramente, para simbolizar um dia de gratidão pelos bons acontecimentos do ano e reunir a família.

Nos EUA, a data é comemorada até mais do que o Natal, no dia acontecem grandes desfiles por todo país, um dos mais conhecidos é a parada da Macy’s, em Nova York. A Sexta-Feira Negra (Black Friday), é um evento que ocorre após o Dia de Ação de Graças, onde a maior parte das lojas apresentam um grande desconto.

Outra grande particularidade é o tradicional jantar do thanksgiven. Os principais alimentos servidos são abóboras, purê de batatas, batata-doce, torta de maça e o indispensável peru.

No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído em 1949 pelo presidente Gaspar Dutra. A data é comemorada no país na quarta quinta-feira de novembro e, neste ano, acontecerá no dia 23 de novembro. 

Mesmo sendo pouco difundido aqui, o dia de Ação de Graças é comemorado aqui todos os anos por famílias de origem americana e algumas denominações cristãs católicas e protestantes. Além disso, muitas meseiras aderiram a tradição e comemoram anualmente com as famílias.

Organizando um jantar de ação de graças

No Brasil, o dia de Ação de Graças será comemorado no dia 28 de novembro, por isso, não deixe de comemorar as dádivas que a vida traz. Aproveite a data e reúna amigos e familiares em volta de uma mesa especial e feita com todo carinho. Nós separamos algumas dicas para você surpreender nesse dia.

Confira:

Menu do Jantar

Como aperitivos você pode usar cogumelos recheados, pastinha de espinafre, bruschetta de cogumelos e nachos. Já como prato principal             Peru e/ou Presunto assado. Não é à toa que o apelido do dia de ação de graça é “Dia do Peru” (turkeyday). De acompanhamento, caçarola de vagem, purê de gravy (molho feito com o caldo do Peru), molho ou geleia de cranberry, stuffing (recheio do peru, parte é colocada dentro do peru e o restante servido como acompanhamento), gratinado de abobora, cenoura e couve de bruxelas. E por fim, de sobremesa, torta de abóbora, torta de noz pecã e torta de maçã.

Cores

O Thanksgiving se apoia nos tons laranja, dourado, amarelo, marrom e, algumas vezes, roxo. Você pode abusar dessas cores nas flores, guardanapos, souplasts e composições, pode brincar até mesmo com a cor dos alimentos. 

Arranjos e Composições 

Por ser um evento que acontece no outono as flores são bem-vindas para decoração. Como complementos podem ser usados, pinhas, folhas secas, velas, laranjas e abóboras. Elementos rústicos também são ótimas apostas, como a rodela de madeira, por exemplo, muito usada como base de arranjos. Se sua mesa for de madeira pode substituir a toalha grande por um caminho de mesa simples.  

Pratos e Talheres

Você deve contar um prato para o jantar, um prato de sobremesa, uma taça, um garfo, uma faca, uma colher e um de água e outro de vinho por pessoa. Capriche nesses elementos, amarre os talheres com fitas nas cores da decoração, faça pequenos arranjos sobre os pratos, marcadores de abóboras, laranjas ou flores secas ficam ótimos na decoração e são mimos ao mesmo tempo.

Para concluir

Considere o dia de ação de graças como uma data pacífica e oportuna para receber a família e praticar boas obras. Por isso, convide algum vizinho para o jantar, doe alimentos, visite asilos e orfanatos. E lembre-se, comemorar este dia com mágoas ou ressentimentos, certamente não fará nenhum resultado efetivo no seu dia. Logo, aproveite esse momento para perdoar, passar a borracha em mágoas antigas e, sobretudo, agradecer o dom da vida.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora